PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: HARMONIAS E DISSONÂNCIAS DE COMPREENSÕES E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2383

Palavras-chave:

Projeto Terapêutico Singular, Integralidade em Saúde, saúde mental, Rede de Atenção Psicossocial, Integralidade do Cuidado, Trabalhador da Saúde Mental, Saúde Mental Integral

Resumo

O Projeto Terapêutico Singular (PTS) constitui uma importante estratégia de assistência, gestão e formação para os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no Sistema Único de Saúde (SUS). Tem sido incorporado de modo diverso, mas com fragilidades tanto na forma de compreender quanto de operar este recurso. Este estudo qualitativo-interpretativo objetivou investigar as concepções e experiências da construção do PTS na RAPS de um município de pequeno porte no interior paulista. Participaram 19 trabalhadores e gestores da RAPS, por meio de questionários e entrevistas semiestruturadas, analisadas pela perspectiva da técnica de análise temática de conteúdo. Como resultado, abordaremos neste artigo “o PTS propriamente dito”, evidenciando que as compreensões sobre o PTS tendem a simplificar suas dimensões suprimindo seu caráter formativo e reflexivo, bem como descaracterizando a dimensão processual e participativa de sua construção. Neste sentido, recomendamos vivamente o investimento formativo sobre o PTS como estratégia para um cuidado integral e uma gestão mais eficaz em saúde mental. Reconhecemos, ainda, o PTS como meio indutor para o fortalecimento da política municipal de saúde mental atrelado à Educação Permanente em Saúde. Esta pesquisa nasce da implicação e reflexões da pesquisadora como trabalhadora do SUS e finaliza com perspectivas concretas de produtos destinados diretamente aos trabalhadores e gestores locais (oficinas formativas), e indiretamente aos usuários da RAPS, a partir da potencialidade de transformação das práticas de cuidado.

Biografia do Autor

Érica Santiago Sousa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Enfermeira pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, especialista em Saúde Mental pela Escola de Enfermagem USP São Paulo em parceria com a Organização Mundial da Saúde; em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês - IEPHSL em parceria com o Ministério da Saúde; e em Formação Integrada Multiprofissional em Educação Permanente em Saúde pela UFRGS em parceria com o Ministério da Saúde. Atualmente, mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica - UFSCar (2020-2024) e cursando especialização em Saúde Mental Integral. Trabalhando há 14 anos na área da saúde mental em instituições públicas de saúde, tanto municipal quanto estadual, principalmente envolvida com as temáticas de saúde mental, trabalho por referência, projeto terapêutico singular, matriciamento na Rede de Atenção Psicossocial - RAPS e educação em serviço. Mentora de carreira e desenvolvimento humano, palestrante e consultora institucional na área da saúde mental integral.

Luciana Nogueira Fioroni, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Docente associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Gestão da Clínica (PPGGC) na Universidade Federal de São Carlos -UFSCar). Possui graduação em Psicologia (FFCLRP-USP - 1996), mestrado em Saúde Mental (FMRP-USP, 2000), doutorado em Psicologia (USP, 2005), Pós Doutorado (Departamento de Medicina Preventiva - FMUSP, 2012). Atuou como psicóloga na área de atendimento psicossocial em instituições de saúde e como docente de psicologia em cursos de psicologia e medicina. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade - UFSCar (2007-2014). Atuou como gestora de aprendizagem nos projetos de apoio ao SUS - PROADI SUS, vinculado ao ministério da saúde, cujo objeto é a formação de profissionais de saúde que atuam no SUS, bem como o fortalecimento da assistência e gestão no SUS. Ênfase em Saúde Mental e Saúde Coletiva, trabalhando principalmente nos seguintes temas: Atenção Psicossocial, Saúde Mental, APS, Clínica Ampliada, Cuidado em Saúde, Formação em Saúde e para o SUS. Experiência e projetos em Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Heloisa Cristina Figueiredo Frizzo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Profa. Heloísa Cristina Figueiredo Frizzo, terapeuta ocupacional (UFSCar, 1995), especialista em Informática em Saúde (UNIFESP, 2015), Acupuntura (IBRAM/RP, 2014), Administração Hospitalar (Centro Educacional São Camilo, 2004), mestre em Ciências Médicas/Saúde Mental (FMRP/USP), doutora em Ciências (Interunidades Enfermagem/EEUSP/SP). Pós doutora em Ciências, Tecnologia e Sociedade (Departamento Gerontologia/UFSCar). Professora Associada do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atuou como Investigador Visitante/Observatório do Envelhecimento/Instituto de Ciências Sociais/Universidade de Lisboa/UL/Lisboa/Portugal. Membro do Corpo Editorial da Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social e parecerista da Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, dos Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, e Revista Interinstitucional Brasileira de Terapia Ocupacional. Membro Efetivo e representante local da Comissão de Ética Institucional/UFTM. Membro fundador da Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares, membro diretoria e conselhos fiscal/deliberativos da Associação Científica de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares/ATOHosp, biênios 2012/2014; 2014/2016; 2017/2019, 2019/2021, respectivamente. Avaliadora de programas de residências em saúde do Ministério da Educação. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo Interdisciplinar em Tecnologias no Cotidiano - NIPTecC/UFTM. Integrante do Grupo de Pesquisa: Terapia Ocupacional, Contexto Hospitalar e Cuidados Paliativos (UFSCar/DTO), do Grupo de Pesquisa: Saúde Mental Translacional/UFSCar/DMed e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Psicossociais de São Carlos/UFSCar/DPsi . Docente do Programa de Pós Graduação em Psicologia/UFTM (Mestrado Acadêmico), colaboradora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Clínica/UFSCar (Mestrado Profissional), Curso de Especialização Strito Sensu em Cuidados Paliativos/UFSCar e Curso de Especialização Strito Sensu em Saúde Mental/Universidade de Uberaba.

Downloads

Publicado

2025-12-13

Como Citar

Sousa, Érica S., Fioroni, L. N., & Frizzo, H. C. F. (2025). PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL: HARMONIAS E DISSONÂNCIAS DE COMPREENSÕES E PRÁTICAS. Revista Interfaces: Saúde, Humanas E Tecnologia, 13(3), 6086–6099. https://doi.org/10.16891/2317-434X.v13.e3.a2025.id2383

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)